sexta-feira, 18 de março de 2016

18/03/16 - Constituição rasgada: Moro impôs Estado Policial e Ditadura do Judiciário no Brasil, afirmam juristas na USP

RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA - ATO NA PAULISTA HOJE CONTRA ESTADO POLICIAL E DITADURA DO JUDICIÁRIO 

MORO É QUEM DEVERIA SER PRESO, AFIRMA PROFESSOR DE DIREITO PENAL DA USP
Folha - 18/03/2016
Moro constrói caminho contra Estado de Direito, dizem juristas na USP
O professor de direito penal da Universidade de São Paulo Sérgio Salomão Schecaira afirmou que Moro deveria "ser preso" pela quebra do sigilo telefônico do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que o juiz federal faz "uso seletivo", na mídia, das informações da Lava Jato para reforçar "um golpe que está em curso".
Para Marcelo Semer, da Associação Juízes para a Democracia, "há um estado policial que está desalojando o Estado democrático de Direito no país". Ele criticou o que chamou de "novas formas de prisão", com o uso de prisões preventivas para obter delações premiadas de suspeitos de crimes.

CONSTITUIÇÃO RASGADA
GGN
O xadrez político em um quadro indefinido - por Luis Nassif
Há um quadro de radicalização crescente nas ruas e um desmoronamento de todas as formas de mediação jurídica ou política. A expressão estado policial define bem o momento. A segurança jurídica ganhou contornos políticos: tem segurança jurídica quem escolheu o “lado certo”.
Não se trata mais de uma disputa PT x oposição, mas um questionamento de todas as instituições e, especialmente, da democracia. A frente anti-impeachment está sendo engrossada por liberais e pelas bandeiras de defesa da democracia. Até que ponto a consciência democrática é forte no país, mesmo entre luminares do Judiciário?

MORO, ALÉM DE VIOLAR A CONSTITUIÇÃO, FEZ GRAMPOS ILEGAIS
Viomundo 
Conjur e a ditadura judicial: Lava Jato grampeou de uma só vez 25 advogados e 300 clientes que não tinham relação com investigação
A OAB-RJ não perdeu tempo e já manifestou seu repúdio à decisão de Sergio Moro que autorizou as escutas do escritório. “Tal expediente, além de violar frontal e inequivocamente prerrogativa do advogado acerca da inviolabilidade telefônica quando inerente ao exercício da advocacia (artigo 7º, inciso II, da Lei 8.906/94), atenta gravemente contra as bases do Estado Democrático de Direito”.
Em nota, a Comissão de Prerrogativas da entidade disse que a ordem do juiz federal “representa vertente da lamentável tentativa de criminalização do exercício da advocacia”, e que trata o advogado como se fosse seu cliente.
O Movimento de Defesa da Advocacia, por sua vez, declarou que, em um Estado Democrático, não se pode admitir “qualquer relativização dos Direitos consagrados no artigo 7º da Lei 8.906/94, inclusive a inviolabilidade de correspondência telefônica, independentemente do fim a que se presta”.
Ataques de especialistas
Advogados como Wadih Damous, que também é deputado federal (PT-RJ), Alberto Zacharias Toron, Pedro Serrano e Fernando Fernandes também criticaram os grampos das conversas entre Lula e Teixeira, apontando que isso fere a inviolabilidade da comunicação entre advogado e cliente prevista no artigo 7º do Estatuto da Advocacia.
Segundo eles, a medida viola a Constituição e a Lei de Interceptações Telefônicas (Lei 9.296/1996), e ameaça o Estado Democrático de Direito.

ARAPONGAGEM TOTAL - NEM SUPREMO ESCAPA
TVAfiada
Escutas serão usadas para dar o Golpe

MST VAI ÀS RUAS PELA RESISTÊNCIA DEMOCRÁTICA E CONTRA A GLOBO
Viomundo
MST convoca às ruas: Globo é o principal instrumento golpista


Nenhum comentário:

Postar um comentário