sábado, 7 de junho de 2014

SOS: A água potável que abastece SP está acabando

COLAPSO DO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SP
SEGUNDO COMITÊ DA CRISE, ÁGUA DO VOLUME MORTO, NUMA PREVISÃO OTIMISTA, ACABA EM OUTUBRO; NA PESSIMISTA, PODE ACABAR EM SETEMBRO

CONDUTA DO GOVERNO ALCKMIN SOBRE CRISE DE ÁGUA É CRITICADA POR ENTIDADES SOCIOAMBIENTAIS
Estadão 
Manifesto pede mudanças na gestão da crise da água
SÃO PAULO - Entidades ligadas à defesa socioambiental em São Paulo divulgaram nesta terça-feira, 3, um manifesto criticando a conduta do governo Geraldo Alckmin (PSDB) na gestão da crise do Sistema Cantareira. O texto diz que a “reação do governo estadual tem sido desproporcional à gravidade do problema” e pede “mudanças profundas na abordagem da questão da água, independentemente do calendário eleitoral”.
O manifesto foi divulgado em debate sobre a crise promovido pela Rede Nossa São Paulo, pelo Instituto Ethos e pelo Instituto Socioambiental com especialistas no tema. 
“As respostas do governo estadual e da Sabesp não têm sido suficientes para esclarecer a população paulistana e demonstrar que as autoridades estão conscientes da gravidade da situação e adotando as medidas que o momento exige, por mais impopulares que possam ser.”

ASSINE ESTA CARTA ABERTA, ENDEREÇADA AO GOVERNADOR ALCKMIN, QUE  PEDE TRANSPARÊNCIA NA QUESTÃO DA ÁGUA
Rede Nossa SP
Carta aberta “Por maior transparência nas questões da água”. Apoie!
Lançado por organizações da sociedade civil durante o debate “Crise da água: desafios e soluções”, documento está aberto a novas adesões e, posteriormente, será entregue ao governo estadual.
Durante o debate “Crise da água: desafios e soluções”, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, leu a carta aberta “Por maior transparência nas questões da água”. Lançado por organizações da sociedade civil, o documento visa chamar a atenção do governo estadual para a necessidade de maior transparência sobre os dados relacionados à situação do abastecimento de água.
O documento propõe, entre outras medidas, que a sociedade seja informada sobre a real condição dos reservatórios e das ações que será necessário adotar, mesmo em caso de chuvas, respondendo as seguintes perguntas: “Qual o impacto do uso do volume morto na qualidade da água e na saúde pública? A solução de usar a capacidade de outros sistemas pode dar conta das necessidades de todos aqueles que dependem das bacias que serão interligadas? E por quanto tempo? Caso o regime de chuvas do próximo verão seja semelhante ao do verão passado, existe algum plano de emergência para a cidade? Esse plano, se existir, não deveria começar a ser adotado desde agora?”.
De acordo com Oded Grajew, a carta aberta continuará recebendo adesões de outras organizações da sociedade civil por mais alguns dias e, posteriormente, será entregue ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

CORAÇÃO DO CANTAREIRA SECOU - SÓ RESTA O "VOLUME MORTO"
Estadão
Volume útil do 'coração' do Cantareira chega a zero pela primeira vez

G1 - Vale do Paraíba
Vídeo e texto: Volume de armazenamento de represa do Cantareira chega a zero
Pela primeira vez em 40 anos, o volume de armazenamento de água da represa Jacareí-Jaguari, na região de Bragança Paulista, chegou ao limite de captação - 0% nesta quarta-feira (3). O reservatório é a principal do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de mais 8 milhões de habitantes da região metropolitana de São Paulo.
Isso quer dizer que a água que era captada naturalmente da represa, apenas pela força gravidade, terminou e o volume de água não alcança mais o nível das comportas, tendo que ser bombeada para chegar às estações de tratamento

ÁGUA DO VOLUME MORTO ACABA EM 3 MESES NA PREVISÃO OTIMISTA DO COMITÊ DA CRISE
Folha
Cantareira pode secar até outubro, diz comitê
Nova previsão contradiz a do governo do Estado
No pior cenário, a água do sistema Cantareira se esgotaria em outubro, segundo comunicado divulgado ontem (3/6) pelo grupo de crise formado por ANA (Agência Nacional de Águas) e DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado).
O cálculo já inclui o "volume morto" --reserva de água abaixo da captação das represas, que começou a ser bombeada em 15 de maio-- e considera uma vazão afluente (água que chega aos reservatórios) baixa, equivalente a 50% da mínima histórica do período.
A previsão do comitê --que conta com representantes da Sabesp-- contraria o discurso da companhia e do governo do Estado, de que o abastecimento está garantido pelo menos até março. Em nota, a estatal afirma que a estimativa "não é a posição da Sabesp".
Para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o cálculo "não tem a menor procedência". "Temos uma reserva técnica de 182 milhões de metros cúbicos [volume morto'], que nos levará até as chuvas", previstas para o verão.
Ontem, o volume útil das represas Jaguari-Jacareí, que juntas têm 82% da capacidade do Cantareira, secou. Ambas atingiram nível zero e agora têm só seu "volume morto" para fornecer.
O nível geral do sistema era de 24,6% --sendo 18,5 pontos percentuais provenientes da reserva bombeada

NO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - 5 DE JUNHO - PROTESTOS CONTRA DESCASO E PÉSSIMO GERENCIAMENTO DO GOVERNO ALCKMIN NA CRISE DE ÁGUA
MAB
Protesto em SP denuncia: crise da água é tucana!
Mais de mil pessoas saíram às ruas de São Paulo nesta quinta-feira (05) para denunciar a responsabilidade dos governos estaduais do PSDB em relação à crise da água

WWF
É a gota d’água: No Dia Mundial do Meio Ambiente, WWF-Brasil faz alerta sobre crise de abastecimento em São Paulo
Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje, quinta-feira, 5 de junho, a organização ambientalista WWF-Brasil faz um alerta para a população brasileira sobre a questão da gestão adequada dos recursos naturais, com foco na crise de abastecimento de água vivida atualmente pela região metropolitana de São Paulo. Com a mensagem “É a gota d’água!”, a organização instalou uma gota de água inflável, com 10 metros de altura, na Avenida Paulista, em frente ao Parque Trianon. O objetivo é transformar a crise em oportunidade para repensar o modo como os recursos hídricos são geridos, não só em São Paulo, mas em todas as grandes e médias cidades brasileiras

ÁGUA COM CANEQUINHA
Estadão ((via PB e BR247)
Se crise piorar, vamos distribuir água com canequinha, diz diretor da Sabesp

RACIONAMENTO DE ÁGUA CLANDESTINO
AP
Governo Alckmin é investigado por racionamento de água clandestino

Leia mais:



SABESP: LICITAÇÕES COM CARTAS MARCADAS E SUPERFATURAMENTO DE CONTRATOS
Carta Capital
Ministério Público investiga contratos de 1 bilhão da Sabesp
Revelado por CartaCapital, esquema teria resultado em aumento do desperdício de água no sistema de abastecimento mesmo após investimento de 1,1 bilhão de reais

Na edição da revista Carta Capital, que circula neste final de semana, nova denúncia:

"Sabesp - A relação entre um assessor da estatal e um executivo da Camargo Corrêa" (link indisponível)

Nenhum comentário:

Postar um comentário