terça-feira, 24 de junho de 2014

Discurso da mídia conservadora x Discurso do PT. Quem está ganhando?

PARA GILBERTO CARVALHO, EM ENTREVISTA CONCEDIDA À FOLHA NESTA 2ª, CAIXA DE RESSONÂNCIA DA MÍDIA CONSERVADORA SEGUE TODA PODEROSA - ESTA TESE É CORROBORADA PELO JORNALISTA LUIZ CARLOS AZENHA E AVALIZADA POR ESTE RODAPÉNEWS

Viomundo
No “sincericídio” de Gilberto Carvalho, uma avaliação correta - por Luiz Carlos Azenha
Fiz uma série de viagens recentes, ao interior de São Paulo, Minas Gerais e Ceará.
O que me impressionou foi ver que o antipetismo foi disseminado aos grotões.
Em minha opinião, a partir de um cerco conservador que encontra ampla repercussão na mídia antipetista.
Como sempre escrevi, as redes sociais ampliaram, não diminuiram o poder das famílias que controlam a mídia brasileira.
Elas fornecem a matriz do pensamento conservador, que agora se dissemina com muito maior rapidez e profundidade através das redes sociais, com o poder reforçado pelo fato de que os compartilhamentos partem de pessoas que são parentes, amigos ou conhecidos.
O que quero dizer é que para um leitor eventual de jornal — que mora no interior de Tocantins e não é assinante da Folha, nem da Veja — um artigo do Reinaldo Azevedo cujo link ele recebe no Facebook, recomendado por um parente, vem com uma força emocional que inicialmente independe do conteúdo.
A opinião da direita viaja mais, mais rápido e chega onde não chegava antes; o discurso raivoso ajuda a ganhar a competição contra outros conteúdos que diariamente disputam nossa atenção, por ter óbvio apelo emocional.
Para desmontá-lo, seria necessária uma contra-ofensiva para a qual o PT não se preparou, crente no poder do controle remoto e na propaganda eleitoral de João Santana. Tarde demais? Saberemos em outubro.
Reinaldo Azevedo tem um blog, escreve para a Folha e faz comentários para a rádio Jovem Pan, ou seja, não por acaso atua em múltiplas plataformas disseminando o pensamento do patrão.
É um padrão que se repete.
Podemos ouvir Merval Pereira na rádio CBN, lê-lo em O Globo e vê-lo na Globonews.
A caminho de Santana do Acaraú, no interior do Ceará, ouvi o historiador Marco Antonio Villa falando mal do PT num programa da rádio Jovem Pan, via satélite. Nada disso, obviamente, acontece por acaso.
Além da incompetência/covardia do próprio PT e de seus governos na área da comunicação, marcada pela presença no comando de jornalistas cujo interesse essencial é preservar laços com a mídia corporativa que lhes rendam futuros empregos, a blogosfera acaba tendo um impacto negativo quando estimula o que eu chamaria de “síndrome da seita religiosa”, o popular avestruz — ou toupeira — que esconde a cabeça para não saber o que se passa à sua volta.
Gilberto Carvalho está certíssimo: para vencer o cerco conservador estimulado pelo antipetismo da mídia, é preciso atacar os problemas subjacentes ao descontentamento da sociedade, que não são poucos: de uma economia em marcha lenta à profunda crise urbana das metrópoles.
Uma blogosfera crítica é essencial para que isso aconteça.

VEJA ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DE GILBERTO CARVALHO, CONCEDIDA  À FOLHA DESTA 2ª E CITADA PELO JORNALISTA AZENHA.
MINISTRO ESQUECEU DE CITAR O PROPINODUTO BILIONÁRIO TUCANO EM SP, O CHAMADO TRENSALÃO TUCANO  (Ou, caso tenha  sido mencionada pelo ministro, não foi publicada pelo jornal)
Nesta entrevista, Gilberto Carvalho não cita o propinoduto tucano bilionário no Metrô de SP e trens da CPTM - de 1995 a 2014 - envolvendo os governos Covas, Alckmin e Serra, embora mencione o mensalão tucano e a compra de votos, envolvendo corrupção do PSDB.
Para Carvalho, "se houvesse o mesmo padrão de investigação que nós tivemos nesses últimos 12 anos, muita gente do governo anterior estaria na cadeia".
Nós, do RodapéNews, em relação ao propinoduto tucano, temos claro que  quebra dos sigilos fiscal e bancário no Brasil da Aqua Lux e da MGE, entre outras  empresas usadas, respectivamente, pela Alstom e Siemens para repasse de propinas a agentes públicos ligados aos tucanos, será determinante para se conhecer os destinatários finais de eventuais propinas pagas pelas multinacionais.
No andar da carruagem, a responsabilidade sobre o propinoduto tucano  recairá unicamente no colo do conselheiro Robson Marinho, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por provas obtidas na Suíça e não no Brasil. 

Folha - 23/06/2014 (via Quidinovi)
PT erra no diagnóstico sobre a insatisfação com o governo, afirma ministro Gilberto Carvalho
Ministro vê sentimento generalizado e diz que partido alimenta 'ilusão' de que 'povo pensa que está tudo bem'
ou

CELSO LUNGARETTI TIRA O CHAPÉU PARA CARVALHO
Congresso em Foco
Gilberto Carvalho, o ministro odiado pela direita e que sacode a esquerda
Crítico do caminho seguido pelo PT, analista tira o chapéu para o secretário-geral da Presidência da República e sua defesa dos valores originais do partido. “Torço para que haja mais petistas como Gilberto Carvalho”, diz Celso Lungaretti

INDÚSTRIA CHINESA FATURA ALTO COM A COPA
Folha (via AE)
A seleção chinesa não se classificou, mas sua "indústria marcou gol" - por Nélson de Sá
ou

CARAS-DE-PAU, VEREADORES TUCANOS, QUE BOICOTARAM DECRETAÇÃO DE FERIADO NESTA 2ª NA CIDADE DE SÃO PAULO, NÃO FORAM TRABALHAR
SPresso
Vereadores impediram feriado em SP mas não foram trabalhar
Liderados pelos vereadores tucanos Andrea Matarazzo, coronel Telhada e Patrícia Bezerra, os parlamentares ausentaram-se do plenário, boicotando a votação e provocando a derrota do projeto por falta de quórum.
Por incrível que pareça, os vereadores que fizeram tanta questão que não fosse feriado resolveram não trabalhar nesta segunda-feira (23), entre eles, os tucanos que lideraram o boicote ao projeto.
O SPressoSP ligou no gabinete de Matarazzo, Telhada e Patrícia, mas ninguém atendeu ao telefone. O portal UOL informou que ligou diretamente para os parlamentares, que não atenderam

ARAUTOS DO CAOS SEGUEM COM ESPERANÇA DE QUE ALGUMA CATÁSTROFE OCORRA ATÉ O FIM DA COPA
Carta Maior
Cinco falácias e cinco verdades sobre a Copa no Brasil.
Os arautos do caos e do desconcerto na velha mídia nacional e internacional perderam o pé e estão naufragando. 
Mas nem por isso vão perder a esperança, na expectativa de que ainda haja alguma catástrofe dentro dos campos (por exemplo, uma possível eliminação precoce do Brasil) ou fora dele: aqui serve qualquer coisa, de inundação a desastre. 
Afinal, velha mídia é velha mídia, e tem uma reputação a manter

GLOBO PERDE AUDIÊNCIA 
CA
Copa comprova decadência da Globo
http://www.conversaafiada.com.br/economia/2014/06/24/copa-comprova-decadencia-da-globo/



Nenhum comentário:

Postar um comentário