quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Quem tira proveito da escandalização da delação premiada de ex-diretor da Petrobrás?

COMBATE PERMANENTE À CORRUPÇÃO

ESCANDALIZAÇÃO DA DELAÇÃO PREMIADA - NAS RELAÇÕES "COMERCIAIS" COM ESQUEMA TAMBÉM APARECEM GLOBO E SENADOR TUCANO

TIRO DA REVISTA VEJA E SEUS PARCEIROS PODE SAIR  PELA CULATRA  
RBA
Quem ganha e quem perde com a 'escandalização' da delação premiada
Há uma escandalização da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto da Costa. Coberta de sigilo, com as gravações dos depoimentos criptografados, segundo o noticiário, nomes de políticos suspeitos – alguns são os suspeitos de sempre – estão nas páginas de uma revista, mas provas, que é bom, não foram mostradas.
Antes de mais nada, a delação é bem-vinda. Quem cometeu crimes que responda por eles. Mas precisa ter consistência. Até programas sensacionalistas de TV mostram exame de DNA quando há casos de “delação” de suposta paternidade.
O que não é bem-vindo é a escandalização forçada em matérias recheadas de adjetivos e suposições sem provas, sem o equivalente ao exame de DNA, ainda mais na véspera de irmos às urnas, o que ganha feições de golpes baixos de campanhas eleitorais sem escrúpulos.
A candidatura de Marina sofre danos com essa escandalização porque vinha surfando no discurso da pureza na política e vê líderes de seu partido acusados de praticar tudo de ruim que ela chama em seu discurso de “velha política”. Mesmo que Marina não apareça envolvida diretamente, o discurso da pureza é abatido pela convivência em um ambiente partidário contaminado.
Aécio Neves, que se lança como beneficiário da escandalização, pode se sair pior do que pensa. Campanhas de ataque, de demonização da política, atingem seus adversários mas atingem também seu próprio perfil e produz severas baixas entre seus próprios aliados, o que pode desagregar mais ainda sua campanha nos estados.

DELATOR AFIRMOU QUE FOI CONTRATADO PARA VENDER ILHA DO GRUPO GLOBO. QUE MISTÉRIO ESTÁ POR TRÁS DESTA HISTÓRIA?
Carta Maior
Não saiu na mídia: O delator e o contrato do Grupo Globo
É certo que não dá para confiar nas denúncias de Paulo Roberto Costa – assim como a revista Veja e o restante da mídia não deveriam apostar todas suas fichas na sua “delação premiada” com nítidos objetivos eleitorais. Mas no caso das Organizações Globo – agora ela mudou de nome para Grupo Globo, não se sabe por qual razão –, a sua acusação mereceria ser apurada

APARECE SENADOR DO PSDB ENVOLVIDO NO ESQUEMA ECUMÊNICO DE FRAUDES NA PETROBRÁS
Paraíba Confidencial
Doleiro pagou passagens de assessor do senador Cícero Lucena (PSDB-PB)

Estadão
Doleiro pagou passagens aéreas para assessores de senadores
O doleiro Alberto Youssef pagou as passagens de assessores dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Cícero Lucena (PSDB-PB) de Brasília a São Paulo. O Estado teve acesso ao recibo da compra dos bilhetes aéreos, ida e volta, da companhia TAM, no valor de R$ 3.364,96. É o primeiro documento que liga diretamente o gabinete de parlamentares ao doleiro

TEMOR DE REPRESÁLIAS
Folha - Painel - 10/09/2014
Temendo represálias, MPF estuda pedir transferência de Costa
Cabeça a prêmio O Ministério Público Federal já estuda pedir novamente a transferência de Paulo Roberto Costa, o ex-diretor que abriu o jogo sobre a corrupção na Petrobras. Há temor de represálias por ele ter relatado repasses de propina a dezenas de políticos aliados ao governo Dilma Rousseff. A ideia é mandar o delator para o presídio federal de Catanduvas (PR). Se contar tudo o que sabe e for libertado ao fim dos depoimentos, Costa deverá contar com proteção policial em casa.
Repeteco Em maio, a Justiça Federal negou pedido semelhante e manteve o delator em Curitiba. Agora a Procuradoria acredita ter elementos mais fortes para insistir na transferência.
Deixa eu ler É forte a pressão do governo para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, liberar cópia da delação. No fim de semana, o Ministério da Justiça esbarrou na resistência da Polícia Federal do Paraná, que segurou os papéis.
Tela quente Apesar de repetirem o discurso de que não há provas das acusações, os petistas estão preocupados com o impacto da cobertura dos telejornais, especialmente o “Jornal Nacional”
Leia estas e outras notas na coluna desta quarta

PROPINODUTO TUCANO NOS TRENS DE SP

JOÃO ZANIBONI, EX-DIRETOR DA CPTM E UM DOS ENVOLVIDOS NO ESQUEMA, TRABALHOU PARA TEJOFRAN, UMA DAS EMPRESAS DO CARTEL
Blog do Fausto Macedo - 10/09/2014
Ex-diretor da CPTM trabalhou para empresa do cartel
Sob suspeita de ter recebido propinas do cartel metroferroviário, o engenheiro João Roberto Zaniboni, ex-diretor de operações e manutenção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), trabalhou para a Tejofran de Saneamento e Serviços Ltda – apontada como uma das empresas do conluio para conquistar contratos milionários nos governos Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, todos do PSDB, no período entre 1998 e 2008

CPI MISTA DO METRÔ-SP VAI APURAR ATUAÇÃO DO CARTEL DE CORRUPÇÃO DE TRENS E PAGAMENTOS DE PROPINA PARA AGENTES PÚBLICOS
Blog Trem Jeito / Carta Capital
"Cartel dos trens está provado, resta seguir a propina", afirma Renato Simões, deputado federal (PT-SP, indicado como relator da CPI Mista do Metrõ-SP
Para o deputado federal Renato Simões (PT), indicado como relator da CPI do Metrô SP, desafio é desvendar relações entre empresas e agentes públicos. 
O Congresso deve permanecer esvaziado até as eleições. Ainda assim, o PT empenha-se para dar início aos trabalhos da CPMI do Metrô. Indicado pelo partido para assumir a relatoria da comissão, o deputado Renato Simões antecipou a Carta Capital a estratégia petista durante a investigação. “A ideia é desvendar as relações do cartel com o poder público. Até porque o cartel já está provado”, afirma. “A Siemens assinou um acordo com o Cade e está obrigada a fornecer as provas de sua participação no cartel, mas isso não implica no desmonte do esquema de corrupção”

PROPINEIROS ESTÃO PRESENTES NA CHAPA DE AÉCIO, ALCKMIN E SERRA
Viomundo
Antônio de Souza: Mídia e direita se “esquecem” de propineiros nas chapas de Aécio, Alckmin e Serra
O programa de rádio de Alckmin afirma que o governo   Luiz Antônio Fleury Filho foi um desastre  e quebrou são Paulo. O governador “esquece” que senador Aloysio Nunes era o  vice de Fleury e foi seu secretário de Transportes Metropolitanos. Muitos dos citados no propinoduto já trabalhavam nesta gestão como Zaniboni, entre outros.
Assim, o desespero de Alckmin com a possibilidade cada vez mais concreta de segundo turno  faz com  que ele dar esses tiros no pé.

ELEIÇÕES 2014

DILMA EM FOCO

NO COMBATE À CORRUPÇÃO PROPOSTA POR DILMA NO PROGRAMA ELEITORAL DESTA 3ª FALTOU  A ADOÇÃO DA  "TRANSPARÊNCIA ATIVA" POR SEU GOVERNO
MM
Vídeo - #DilmaNaTVDia10: Combate à corrupção e fim da impunidade

Lembrando proposta feita pelo RodapéNews há quase cinco meses:

RodapeNews - 16/04/2014 - há quase cinco meses
Contra a corrupção, transparência ativa já no setor público
RodapéNews propõe a transparência ativa já em todos os níveis dos poderes executivo, legislativo e judiciário - nos âmbitos federal, estadual e municipal -, transferindo o poder de fiscalização para o cidadão comum. 
Se não há interesse de dilapidar o patrimônio público pelos agentes públicos, porque não usar a internet para garantir a transparência total desses poderes, excetuando-se apenas as informações que exigem confidencialidade prevista em lei

MAIS PODER PARA BANQUEIROS
CA
Dilma na TV: Com Marina, banqueiros mandam

Folha
Dilma diz que Marina quer governar com banqueiros
Presidente amplia ataques a rival com crítica a proposta de autonomia do BC

MARINA EM FOCO

PARA FAZER A "NOVA POLÍTICA", MARINA E PSD USAM ARTIFÍCIOS DA "VELHA": MAIS IRREGULARIDADES NA PRESTAÇÃO DE CONTAS
O Dia
Depois de morto, Eduardo ‘doa’ R$ 2,5 mi a Marina
A transferência em espécie ocorreu no dia seguinte ao desastre que matou o então candidato. Coordenador afirma que foi legal
Segundo o coordenador financeiro da campanha, Basileu Margarido — homem de confiança de Marina — tudo está dentro da legalidade. “O escritório de Direito que nos atende consultou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a operação. Segundo eles, não há nada de errado”, garantiu. O TSE informou que ainda vai analisar as prestações de contas. 
A operação de transferência ocorreu no dia 14 de agosto, foi em dinheiro vivo e seu registro está na segunda prestação de contas dos candidatos, divulgada no sábado pelo TSE. O PSB também não fez nenhuma menção ao jato Cessna, usado por Campos, e que é alvo de investigação da Procuradoria Geral da República por crime eleitoral e suspeita de caixa 2. 
Para dois advogados especialistas em direito eleitoral ouvidos pelo DIA em condição de anonimato, a transferência não poderia ocorrer, já que, ao morrer, o CNPJ da candidatura de Campos deveria ser extinguido, e o dinheiro retido. Segundo eles, só no final da campanha o partido teria acesso à doação, como sobra de arrecadação

ELEIÇÕES EM SÃO PAULO

POPULAÇÃO ASSUSTADA COM ROUBOS NA ZONA SUL DA CIDADE DE SÃO PAULO (SP)
SPTV 1ª Edição - 09/09/2014
Aumento no número de roubos assusta moradores na Zona Sul da capital

"REDE FURADA" DA SABESP PROVOCA DESPERDÍCIO DE ÁGUA
G1
Sabesp perde 36% da água e trata 52% do esgoto em SP, diz instituto
Dados reunidos pelo Trata Brasil são referentes ao ano de 2012.
Companhia diz que já evoluiu e teve 'perda física' de 19,8% em junho

FALTA DE ÁGUA É UMA REALIDADE EM SP
Bom Dia, Brasil - 09/09/2014
Falta de água muda comportamento de moradores na Grande São Paulo

ALCKMIN CARA DE PAU: NÃO HÁ RACIONAMENTO DE ÁGUA E  NÃO HÁ APAGÃO DA SEGURANÇA NO ESTADO DE SP
RBA
Apesar de evidências, Alckmin segue a negar crise de água e violência de sua polícia
'São Paulo tem um sistema forte', diz governador, desconhecendo denúncias de racionamento camuflado. Tucano ignora questões sobre atraso em obras do metrô, atribuído a questões jurídicas e de segurança

ESPORTES

MELHORES MOMENTOS
G1
Melhores momentos de Brasil 1 x 0 Equador

COMISSÃO TÉCNICA DA CBF, SEM TRANSPARÊNCIA, PROVOCA GRANDE LAMBANÇA AO NÃO EXPLICAR CORTE DE MAICON

CORTE DE MAICON É "MISTÉRIO" 
ESPN
Mauro Cezar lamenta 'mistério' da CBF após corte de Maicon e questiona: 'E se fosse o Neymar?'
Comentarista dos canais ESPN, Mauro Cezar Pereira falou, durante o Bate Bola 2ª edição desta segunda-feira, sobre o episódio do corte do lateral Maicon da seleção brasileira. Ele lamentou o mistério por parte da CBF ao não explicar o motivo do corte, afirmando que a situação poderia ter sido resolvida de forma diferente. Além disso, ele questionou: 'E se fosse o Neymar? A CBF seria tão durona?' Veja a análise

MARIN, CARNE UNHA COM DITADURA MILITAR, SABE ESCONDER INFORMAÇÕES
ZH / Blog Bola Dividida
CBF corta Maicon, não explica e incentiva boatos - por  Luiz Zini Pires
A CBF vive num mundo particular. Só seu, cercado por avisos, cercas e câmeras de vigilância. Na tarde deste domingo, o corte do lateral-direito Maicon, 33 anos, mostra que a CBF não respeita nem mesmo o torcedor brasileiro, razão da sua existência. Afastou o jogador, mas não ofereceu explicações, uma palavra, uma linha, uma frase.
Mandou o jogador de volta para a Europa – ele defende o Roma, na Itália –, mas não explicou os motivos. Abriu assim um oceano de especulações. O presidente da CBF, José Maria Marin, esteve ao lado da ditadura no Brasil (1964/1985). Sabe como esconder ou camuflar informações

ELIAS, DO CORINTHIANS, FICOU CHOCADO COM DIVULGAÇÃO DE MENTIRA A SEU RESPEITO
Uol
Boatos sobre corte de Maicon chocam Elias e vão acabar na Justiça
Na versão apurada pelos jornalistas do UOL Esporte, o corte foi motivado pelo atraso de Maicon. Mas, dentre as correntes de explicações que circularam em redes sociais, uma chamou mais atenção e até causou irritação. O lateral teria sido supostamente flagrado tendo uma relação sexual com o volante Elias, do Corinthians. A "notícia" nasceu com um texto no Twitter que se espalhou rapidamente, creditado à Rádio Pamplona, do Rio Grande do Sul, e assinada pelo jornalista Leônidas Caravaz. Poderia ser verdade se ao menos um dos dois existisse. Mas a Rádio Pamplona que há no mundo está sediada no Paraguai. O tal Leônidas aparece como uma nova versão de Gunther Schweitzer, "autor" de uma outra mensagem viral. Entre as teorias destes, a venda da Copa de 1998 e de 2014 pela seleção brasileira. O próprio Elias já afirma que vai à Justiça contra a disseminação do boato

RINALDI NÃO É CONFIÁVEL, AFIRMA EX-TÉCNICO DO SÃO PAULO
Uol
Cilinho diz que Gilmar Rinaldi, coordenador da CBF, "não é confiável"


Nenhum comentário:

Postar um comentário