sexta-feira, 20 de março de 2015

20/03/15 - Nesta sexta, 20/03, às 14h30, ato de luta pela água na Paulista. Veja entrevista com JP Rillo e vídeos no Cruz-Credo e no Marvado Osso

GUA É UM DIREITO HUMANO E NÃO, UMA MERCADORIA 

COLETIVO DE LUTA PELA ÁGUA FAZ PROTESTO NA PAULISTA NESTA 6ª F, A PARTIR DAS 14h30
[Dia 22 de março, domingo, comemora-se o Dia Mundial da Água]
Agua São Paulo

SITUAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS EM 2015 É PIOR DO QUE A DE 2014
RBA
Ativista alerta que falta de água em São Paulo ainda está longe de ser solucionada
Governo Alckmin ainda não apresentou plano de contingência e Comitê de Crise não teve mais nenhuma reunião. Entidades preparam ações para o Dia Mundial da Água, celebrado neste domingo.
São Paulo – Prestes a encerrar o verão, estação do ano com maior incidência de chuvas, a situação dos reservatórios de água que abastecem a região metropolitana de São Paulo para o período seco deste ano ainda é pior do que a de 2014, quando a crise hídrica foi deflagrada. “Medidas de contenção de gasto de água devem ser não só mantidas, como intensificadas. E não temos ainda nem um terço do primeiro volume morto recomposto. No mínimo, este ano será tão estressante como foi o ano passado”, alertou Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água, rede de ONGs e movimentos sociais que propõe ações para enfrentar a situação

SPTV
Vídeo: Em um ano, estiagem provoca diversos problemas no Sistema Cantareira
A maioria dos problemas revela descaso e negligência do governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP)

DIA DE 22 MARÇO: DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Br.Gov
Agência da ONU anuncia tema do Dia Mundial da Água de 2015
'Água e Desenvolvimento Sustentável' pautará as discussões do setor em todo o mundo. Data é celebrada no dia 22 de março

AVANÇO DA DENGUE EM VÁRIAS CIDADES PAULISTAS PODE ESTAR VINCULADO COM A FALTA D'ÁGUA?
Estadão
Crise da água faz dengue subir 57,2%
País registrou 40.916 casos em janeiro deste ano, ante 26.017 em 2014; São Paulo tem 43% do total e ministro atribui parte à estiagem

Folha - 20/03/2015
Não há como ligar a crise da água ao avanço da dengue - Entrevista com Ricardo Lourenço
Segundo especialista, motivos da epidemia ainda não estão claros, mas é preciso evitar novos focos do mosquito; vacina pode chegar em 2016

FORTES EMOÇÕES NA POLÍTICA NACIONAL

PARLAMENTAR PETISTA CRITICA DISTANCIAMENTO ENTRE O PT E SUA BASE E ALERTA PARA A PERDA DE VOTOS
Carta Capital
"O PT é o responsável pelo vácuo na esquerda" - Entrevista com o deputado estadual João Paulo Rillo (PT-SP)
No último dia 15 de março, enquanto milhares de pessoas tomavam as ruas para gritar “Fora Dilma” e “Fora PT” em São Paulo, a bancada paulista do Partido dos Trabalhadores ajudava a eleger um aliado de Geraldo Alckmin (PSDB), o deputado tucano Fernando Capez, como presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A eleição de Capez foi fruto da reedição de uma "composição" que deu ao PT a Primeira Secretaria da Casa, a ser ocupada novamente por Enio Tatto.
Para o deputado estadual João Paulo Rillo (PT-SP), o PT tem direito a compor a Mesa Diretora da Alesp, mas a forma como o partido tem feito isso é equivocada. Segundo Rillo, a direção estadual do PT, comandada pelo ex-prefeito de Osasco Emídio de Souza, “inibe” uma postura mais agressiva e radical no Estado que é palco de uma crise hídrica e escândalos em licitações do Metrô. O comportamento do PT paulista, diz o deputado, distancia o partido de sua base social e dos eleitores mais críticos, ameaçando a sigla em futuras eleições, e é reflexo da chegada aos estados do presidencialismo de coalização. “Parece que deu uma contaminada. O presidencialismo de coalizão não fica só lá [no governo federal]. Ele desce para os estados”.

TRENSALÃO, CONHECIDO COMO PROPINODUTO TUCANO, TEM CONEXÃO COM LAVA JATO E CONTAS SECRETAS DO HSBC DA SUÍÇA
Terra
MP-SP vai receber provas sobre atuação de Youssef no metrô
O Ministério Público de SP disse que aguarda as informações da Justiça Federal para dar procedimento às investigações.
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações em primeira instância da Operação Lava Jato, autorizou, nesta quarta-feira (18), o compartilhamento com o Ministério Público de São Paulo de provas e informações colhidas nos depoimentos e no cumprimento dos mandados de busca e apreensão na casa no doleiro Alberto Youssef para investigação de "irregularidades consistentes em desvios na licitação do trecho do monotrilho entre as estações Oratório e Vila Prudente, integrante da linha 15-Prata do Metrô e descumprimento do prazo de entrega do referido trecho do Monotrilho pelos representados", em Inquérito Civil que o MP de São Paulo move desde 2014

SP Trem Jeito
Propinoduto Tucano: Contas no HSBC na Suíça mostram relação entre Metrô e Alstom

MARVADO OSSO DE CID GOMES
TV Afiada
Vídeo: Cid peita Cunha

Youtube
Vídeo: Cid Gomes diz aos achacadores: "Larguem o osso, saiam do Governo"

Youtube
Vídeo: Cid Gomes e os 400 achacadores: crônica de uma crise anunciada

Revista Fórum
Vídeo: Bob Fernandes: Cid Gomes chuta o balde. Ruim para o Governo? Sim. Mas bom para a política

CRUZ CREDO - PSDB E PP DIVIDIAM A PROPINA ORIGINÁRIA DE FURNAS
Escrevinhador
Assista o vídeo em que o doleiro Youssef acusa Aécio de arrecadar dinheiro em Furnas

Globo
Deputados do PT pedem a Janot investigação de Aécio
Segundo eles, tucano se beneficiou de desvios ocorridos na Cemig e em Furnas

Viomundo
Rogério Correia: Falar de corrupção com camisa da CBF, Aécio, é pura bazófia

CPI DO HSBC
Reuters
CPI do HSBC pode ser instalada na próxima semana no Senado, diz líder do PMDB
BRASÍLIA (Reuters) - A CPI proposta para investigar contas de brasileiros na filial do HSBC na Suíça pode ser instalada na próxima semana, afirmou nesta quinta-feira o líder do PMDB na Casa, senador Eunício Oliveira (CE).
Segundo o líder, por ter a maior bancada, o PMDB indicará o senador Ricardo Ferraço para a relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Eunício indicou os nomes dos demais integrantes da CPI na quarta-feira.
Proposta pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), a CPI pretende investigar se as contas numeradas de mais de 8 mil brasileiros foram declaradas. Dentre os brasileiros, haveria auditores da Receita, donos e empresários de veículos de comunicação e jornalistas.
O escândalo, que ganhou o nome de Swissleaks, desvendou contas de 100 mil correntistas no HSBC.
A CPI será composta por 11 senadores titulares e seis suplentes

BR247
Aécio lidera doações de donso de contas secretas no HSBC

JORNALISTA FAZ SUGESTÃO AO PT
Carta Capital
O PT deveria ser mais Cid Gomes - por Mauricio Moraes 
Diante dos achacadores, é hora de o partido repensar seu papel na sociedade

CONGRESSO EXTRAPOLOU: REDUTO DE 300 PICARETAS + 400 ACHACADORES
Opinião&Notícia
Metade do Congresso responde ação penal ou inquérito no STF

PARLAMENTARES REPROVADOS NA PESQUISA DATAFOLHA
G1
Aprovação ao desempenho do Congresso é de 9%, diz Datafolha
O desempenho de senadores e deputados no Congresso Nacional é avaliado positivamente por 9% dos entrevistados, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (18). Outros 50% acreditam que a atuação dos parlamentares é "ruim" ou "péssima".

JÁ ERA
Carta Capital
A Nova República acabou - por Vladimir Safatle
O modelo de governabilidade sintetizado no fim da ditadura não faz mais sentido. Cabe à esquerda defender seu fim

COMBATE À CORRUPÇÃO
Carta Capital
Entenda por que o “Fora CorruPTos” não ajuda o País - por Lino Bocchini 
Este não é mais um texto para justificar a "roubalheira do PT", apontando os erros semelhantes cometidos pelos demais partidos. É uma modesta contribuição para um debate menos agressivo e simplista.
Na avenida Paulista não haviam faixas ou cartazes contra o PP ou o PMDB, partidos líderes em número de parlamentares na já famosa lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Tampouco alguém foi às ruas reclamar do governo Geraldo Alckmin (PSDB) por conta do cartel do metrô ou do caso Alstom, mesmo com o atraso colossal das obras do metrô paulista. Nenhum organizador ou manifestante entrevistado pela imprensa criticou as empreiteiras, corruptoras maiores deste País e cujos presidentes foram presos na Operação Lava Jato. Sobre o caso HSBC, a mais nova evidência da lavanderia suíça de dinheiro, também nenhuma palavra, apesar das centenas de figurões brasileiros envolvidos.
Os focos dos atos do domingo 15 de março em todo País foram exclusivamente o PT, Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. A pauta central na avenida Paulista, em Copacabana, na Esplanada dos Ministérios ou nos demais locais onde houve aglomerações foi a derrubada da presidenta. A divergência era quanto ao método – uns preferiam o impeachment, outros a intervenção militar. E todos alegam, contudo, tratar-se de um ato apartidário e contra a corrupção.

Estadão - 20/03/2015
Procuradoria lança pacote anticorrupção
Propostas do Ministério Público serão apresentadas hoje por integrante da Lava Jato e incluem responsabilização de partidos políticos

DE LEWANDOWSKI@STF PARA GILMAR@STF 
Conversa Afiada
Lewandowski manda  outro recado a Gilmar: processos com pedido de vista terão prioridade

+ NOTÍCIAS DE SÃO PAULO

PROTESTO RELÂMPAGO CONTRA PARALISAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CICLOVIAS NA NOITE DESTA QUINTA
Folha
Ciclistas fazem manifestação contra liminar que barra ciclovias em SP
Ciclistas protestam na noite desta quinta­feira (19) contra a liminar expedida pela 5ª Vara de Fazenda Pública que paralisa a construção de ciclovias em São Paulo (à exceção da que está sendo implementada na avenida Paulista).
O diretor de participação da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), Daniel Guth, diz que o protesto foi organizado em menos de duas horas e que há entre 300 e 350 ciclistas participando.
Os ativistas começaram a manifestação na avenida Paulista e seguiram sentido Vergueiro. Eles pretendem protestar em frente ao Ministério Público, na rua Riachuelo, e depois seguir para o largo São Francisco.
Guth afirma que, apesar de o estopim ter sido a liminar, o protesto não é só para que ela caia. "Estamos reivindicando que a liminar caia, mas também o investimento no sistema cicloviário, a manutenção das ciclovias, o aumento da rede cicloviária. Estamos estarrecidos com a ação movida pela promotora", diz.

Estadão - 20/03//2015
Juiz barra ciclovias de Haddad e exige projeto
Obra na Paulista não será paralisada; em 60 dias, Prefeitura deve apresentar planos

"BATALHÕES DA BALA" DA PM DE SP PROVOCAM INSEGURANÇA DA POPULAÇÃO NA GRANDE SP
Estadão - 20/03/2015
Mapa da letalidade revela concentração de ‘batalhões da bala’ na Grande SP
Entre os dez departamentos que mais mataram, só um está no interior, em Campinas. Estado analisou dados da Ouvidoria da Polícia – foram consultados 745 casos com 923 mortes, ocorridos de 1º de janeiro de 2014 a 28 de fevereiro deste ano

CHUVA DESTA 5ª PROVOCA CAOS, MORTES E ARRASTÃO DE CARROS EM VÁRIOS BAIRROS DE SÃO PAULO
Estadão
Enxurrada leva dois durante temporal

Bom Dia, SP - 20/03/2015
Vídeo: Temporal deixa parte da cidade de São Paulo submersa

FUTEBOL BRASILEIRO

GOVERNO DILMA APRESENTA MEDIDAS  PARA MORALIZAR E MODERNIZAR  O FUTEBOL COM SANÇÕES AOS CLUBES E SEUS DIRIGENTES EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DE CONTRAPARTIDAS - EXIGÊNCIA DO BOM SENSO-,  ENTRE AS QUAIS PAGAR SEM ATRASO DE SALÁRIOS E MANTER IMPOSTOS E OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS EM DIA
Reuters
Futuro do futebol brasileiro depende de modernização, diz Dilma ao anunciar medidas
BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira que o futuro do futebol brasileiro, cujos clubes estão atolados em dívidas estimadas em 4 bilhões de reais, depende da aprovação pelo Congresso de medidas apresentadas pelo Executivo para modernizar o esporte e permitir o refinanciamento dos débitos.
Segundo a presidente, uma legislação anacrônica e a ausência de mecanismos de transparência até agora resultaram num alto nível de endividamento dos clubes, e as novas medidas visam impedir no futuro que as equipes enfrentem as mesmas dificuldades de hoje.
A proposta apresentada estabelece que os clubes terão prazo de 120 e 240 meses para pagar as dívidas com a União, mas precisarão cumprir uma série de contrapartidas, entre elas pagar sem atraso os salários e direitos de imagem dos jogadores e manter os impostos e obrigações trabalhistas e previdenciárias em dia.
Além disso, os dirigentes esportivos terão limitação de mandato, não poderão aumentar o endividamento do clube e será obrigatório o investimento de parte da receita nas categorias de base e no futebol feminino.
Os times que descumprirem as contrapartidas sofrerão punições que vão desde uma advertência até o rebaixamento de divisão ou eliminação de campeonato na temporada seguinte

EM RELAÇÃO À MP ENVIADA POR DILMA AO CONGRESSO, DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?
ESPN
Futebol brasileiro marca seu primeiro gol desde os 7 a 1 - por Paulo Calçade
Para entender o impacto da Medida Provisória do futebol, assinada pela presidente Dilma Rousseff nesta quinta-feira, precisaremos deixar de lado, momentaneamente, nossas crenças político-partidárias em relação à crise que permeia o Governo. Agora, o que menos importa é de que lado você está, a favor ou contra essa administração, pois o conteúdo da MP é muito bom

BANCADA DA BOLA, CLUBES, FEDERAÇÕES E CBF CHIAM COM MORALIZAÇÃO DESEJADA POR DILMA E BOM SENSO
Estadão - 20/03/2015
Dilma assina MP e clubes reclamam
Presidente manda texto do refinanciamento ao Congresso, mas bancada da bola faz críticas a alguns artigos e se mobiliza para fazer emendas no texto

"LEGADO" NA CBF: PRÉDIO DA ENTIDADE É BATIZADO COM O NOME DE "JOSÉ MARIA MARIN"
[Valores da construção do novo prédio da CBF e de seu mobiliário são compatíveis com preços de mercado? Cadê a transparência da entidade?]

Blog do Juca
Ele se chama Marin. Mas pode chamar de Judas
José Maria Marin, em fim de desastrosa carreira na CBF, declarou em tom de despedida que seu maior legado foi a casa própria da entidade, que ele construiu e, modestamente, batizou com seu nome.
Sim, o prédio da CBF tem seu nome e não o de Pelé, Mané Garrincha, Romário ou Ronaldo

Estadão - 20/03/2015
‘Não garanto o Brasil na próxima Copa’, diz Marin
De saída do comando da CBF, dirigente alerta para as dificuldades que a seleção vai enfrentar e critica Felipão e Parreira

LUCRO RECORDE DA FIFA COM A COPA DO MUNDO NO BRASIL SEM CONTRAPARTIDAS
[Os bônus ficaram com a Fifa e sua camarilha; o ônus, com os governos do Brasil e de vários estados brasileiros: ou seja, com o contribuinte brasileiro]

Opinião&Notícia 
Copa de 2014 proporcionou lucro recorde de US$ 5 bilhões para a Fifa
Enquanto isso, Brasil ficou com estádios inutilizados e prejuízos milionários, entidade máxima do futebol obteve maior montante da história

Nenhum comentário:

Postar um comentário