DONOS DA GLOBO, FOLHA, JOVEM PAN, BANDEIRANTES, ETC, QUE BRADAM CONTRA A CORRUPÇÃO, ESTÃO NA LISTA DO HSBC
Matéria do jornal O Globo deste sábado é uma "vacina" para algo mais grave envolvendo os indícios de corrupção praticados pelos donos da mídia no Brasil?
Isto mostra que a mídia tem lado e defende muito bem seus "interesses".
CPI DO HSBC TEM QUE IR FUNDO NAS APURAÇÕES - ESTA CPI VAI RENDER MUITO MAIS
O Globo - 14/03/2015
Lista do HSBC tem empresários de mídia
Donos de veículos de comunicação, herdeiros e jornalistas estão entre os correntistas do banco na Suíça.
Os correntistas localizados abaixo, entre outros constantes da lista do HSBC, negaram a existência das contas e qualquer irregularidade.
Nos documentos, constam os nomes de proprietários do Grupo Folha, ao qual pertence o UOL. Tiveram conta conjunta naquela instituição os empresários Octavio Frias de Oliveira (1912-2007) e Carlos Caldeira Filho (1913-1993). Luiz Frias (atual presidente da Folha e presidente/CEO do UOL) aparece como beneficiário da mesma conta, que foi criada em 1990 e oficialmente encerrada em 1998. Em 2006/2007, os arquivos do banco ainda mantinham os registros, mas, no período, ela estava inativa e zerada.
Quatro integrantes da família Saad, dona da Rede Bandeirantes, também tinham contas no HSBC na época em que os arquivos foram vazados. Constam entre os correntistas os nomes do fundador da Bandeirantes, João Jorge Saad (1919-1999), da empresária Maria Helena Saad Barros (1928-1996) e de Ricardo Saad e Silvia Saad Jafet, filho e sobrinha de João Jorge.
Lily de Carvalho, viúva de dois jornalistas e donos de jornais, Horácio de Carvalho (1908-1983) e Roberto Marinho (1904-2003), aparece na lista. Horácio de Carvalho foi proprietário do extinto “Diário Carioca”. Roberto Marinho foi dono das Organizações Globo, hoje Grupo Globo, ao qual pertence O GLOBO. O nome de Lily surge nos documentos com o sobrenome de Horácio, seu primeiro marido, e o representante legal da conta junto ao HSBC é a Fundação Horácio de Carvalho Jr. O saldo registrado em 2006/2007 era de US$ 750,2 mil. Lily morreu em 2011.
Do Grupo Edson Queiroz, dono da TV Verdes Mares e do “Diário do Nordeste”, estão Lenise Queiroz Rocha, Yolanda Vidal Queiroz e Paula Frota Queiroz (membros do conselho de administração). Elas tinham US$ 83,9 milhões em 2006/2007. Edson Queiroz Filho também surge como beneficiário da conta. Ele morreu em 2008.
Saiba mais
NO BRASIL, INTEGRANTES DA LISTA DO HSBC ENTRAM NA MIRA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
BR247 - 13/03/2015
Brasil vai investigar lista de correntistas do HSBC
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou ao embaixador da França no Brasil, Denis Pietton, a colaboração de seu país para ter acesso aos dados dos clientes brasileiros que possuíam contas secretas no HSBC suíço em 2007: ‘todos esses fatos devem ser apurados com muito rigor. Mas precisamos, em primeiro lugar, ter acesso oficial às informações. Só assim será possível investigar no âmbito criminal, por meio da Polícia Federal, e no âmbito fazendário, com a Receita Federal', disse Cardozo
HSBC NA MIRA DA PROMOTORIA FRANCESA
Reuters - 13/03/2015
Promotores franceses buscam julgamento em caso de evasão fiscal de private bank suíço do HSBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário