CORRUPÇÃO DO MENSALÃO, PUNIDA POLITICA E JUDICIALMENTE, É "FICHINHA" PERTO DAS FRAUDES BILIONÁRIAS PRATICADAS PELAS MÁFIAS DOS TRENS E DO ISS E IPTU EM SP
ENQUANTO JUSTIÇA SUÍÇA PÕE O PÉ NA PORTA PRA BRECAR PAGAMENTO DE PROPINAS PELA "MÁFIA DOS TRENS DE SP", NO BRASIL, MINISTÉRIO PÚBLICO, IMOBILIZADO, QUASE NADA APUROU HÁ MAIS DE 5 ANOS
CONFISCADOS R$ 152 MILHÕES DA "MÁFIA DOS TRENS" ...NA SUÍÇA, QUE SERIAM UTILIZADOS PARA PAGAMENTO DE PROPINAS NO BRASIL
Estadão - 17/11/2013
Na Suíça, ação contra empresa gera confisco
Justiça apreendeu R$ 152 milhões de lobistas e ex-agentes da Siemens
que controlavam esquema internacional de pagamento de propinas
EX-DIRETOR DA SIEMENS ACUSA INTERFERÊNCIA DO GOVERNO SERRA EM CONCORRÊNCIA. PODE?
Estadão - 17/11/2013
Ex-diretor da Siemens relata ‘pressão’ do governo paulista em concorrência
O engenheiro Nelson Branco Marchetti, ex-diretor técnico da divisão de transportes da Siemens, relatou à Polícia Federal ter sofrido "pressão" de setores do governo de São Paulo, em 2008, para que a multinacional alemã desistisse de recurso administrativo e de medidas judiciais contra a escolha da espanhola CAF na licitação de 320 vagões para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Marchetti é um dos 6 executivos que trabalharam na Siemens e assinaram acordo de leniência com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) para revelar a ação de carteis no setor metroferroviário que teriam conquistado licitações milionárias nos governos do PSDB Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, de 1998 a 2008. A PF investiga suposto esquema de corrupção.
"No edital havia a exigência de um capital social integralizado que a CAF não possuía. Mesmo assim, o então governador do Estado (José Serra) e seus secretários fizeram de tudo para defender a CAF", afirma o ex-executivo da Siemens, em depoimento de 5 de novembro.
Ele disse que José Luiz Portella, secretário estadual dos Transportes Metropolitanos na época, "determinou que os concorrentes tentassem solução de subfornecimento" para demover a Siemens do plano de contestar a qualificação da CAF
CAOS DIÁRIO NAS ESTAÇÕES DO METRÔ
RBA
Metrô de São Paulo admite: trens abriram portas em movimento
Empresa acumula superlotação, acidentes, falhas de segurança e denúncias de corrupção.
Agora, argumenta que é normal portas se abrirem antes que composições parem totalmente
AÇÃO DA MÁFIA DO ISS NA CIDADE DE SÃO PAULO
DELAÇÃO PREMIADA "CONDICIONADA" À PRESERVAÇÃO DE BENS
Estadão
Quadrilha do ISS aceita delação premiada para tentar preservar bens
Nos depoimentos a promotores, além de incriminar servidores e empresas para ajudar nas investigações, auditores
tentam provar que imóveis foram comprados de forma lícita e, assim, preservar as propriedades no fim do processo judicial
REDUÇÃO ILEGAL DE VALOR VENAL
Estadão - 18/12/2013
Fiscais podem ter alterado valor venal de imóveis
CPI DO IPTU DE 2009
Folha
Hoje suspeitos, fiscais e vereadores fizeram parte da CPI do IPTU
Ronilson Rodrigues, investigado no esquema de desvio de ISS, ajudou a 'elucidar' falhas, afirma relatório de 2009
Quatro anos depois, auditores sugerem em escutas que pagaram propina aos vereadores que os interrogaram
Câmara Municipal da Cidade de São Paulo (CMCSP)
Composição da CPI do IPTU - 2009
Câmara Municipal da Cidade de São Paulo (CMCSP)
Relatório final da CPI do IPTU - 2009
Com 487 páginas
QUEM A FOLHA DE S. PAULO ESTARIA TENTANDO PROTEGER?
OB
Quem é o sujeito oculto? por Luciano Martins Costa
Se um dos acusados afirma ter documentos “desde 2002”, e ameaça delatar todo o grupo, causando um megaprocesso, “igual ao da máfia italiana na década de 90”, por que razão a Folha foge da grande história e tenta a qualquer custo envolver o atual prefeito, que criou a Corregedoria do Município e resolveu quebrar a quadrilha?
Entre outras suspeitas, por exemplo, os jornais poderiam investigar o destino do processo envolvendo diretores da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que tinha reflexos nas finanças da capital paulista. Por outro lado, a curiosidade jornalística deveria induzir os editores a buscar conexões entre esse escândalo e o caso de superfaturamento nas obras do metrô e do sistema de trens metropolitanos, porque a lógica dos crimes é a mesma.
NOVOS CAPÍTULOS DA APURAÇÃO DA CGM, SEGUNDO JORNALISTAS DA FOLHA
TV Folha
Jornalistas debatem novo capítulo da crise na Prefeitura de São Paulo
HADDAD ABRIU MÃO, INCORRETAMENTE, DE INDICAR POLITICAMENTE SUBPREFEITOS
[Sem polemizar, entendemos que a prerrogativa de indicação para estes cargos é política e não, técnica. A relação com as comunidades tem que ser essencialmente política.
Chefias e subprefeitos, cargos que devem ser indicados politicamente, têm que ser investigadas desde que haja indícios de prática de improbidade administrativa pelos seus ocupantes]
Folha - 18/11/2013
Fiscais relatam ingerência em subprefeitura
Interferência em fiscalização após indicação de vereadores para chefias de gabinete é investigada pela Promotoria
SHOWMÍCIO DO MENSALÃO CONTINUA NO SUPERIOR TAPETÃO FEDERAL
JOAQUIM BARBOSA, O "TOMÁS DE TORQUEMADA" DO STF, EXPEDE ORDENS DE PRISÃO AO ARREPIO DA LEGISLAÇÃO COM CUMPLICIDADE DOS DEMAIS MINISTROS
Folha - 18/11/2013
Supremo Tapetão Federal - por Ricardo Melo
Num país onde Paulo Maluf e Brilhante Ustra estão soltos, até um cego percebe que as coisas estão fora de lugar.
Derrotada nas eleições, a classe dominante brasileira usou o estratagema habitual: foi remexer nos compêndios do "Direito" até encontrar casuísmos capazes de preencher as ideias que lhe faltam nos palanques. Como se diz no esporte, recorreu ao tapetão.
O casuísmo da moda, o domínio do fato, caiu como uma luva. A critério de juízes, por intermédio dele é possível provar tudo, ou provar nada. O recurso é também o abrigo dos covardes. No caso do mensalão, serviu para condenar José Dirceu, embora não houvesse uma única evidência material quanto à sua participação cabal em delitos. A base da acusação: como um chefe da Casa Civil desconhecia o que estava acontecendo?
A pergunta seguinte atesta a covardia do processo: por que então não incluir Lula no rol dos acusados? Qualquer pessoa letrada percebe ser impossível um presidente da República ignorar um esquema como teria sido o mensalão.
Mas mexer com Lula, pera aí! Vai que o presidente decide mobilizar o povo. Pior ainda quando todos sabem que um outro presidente, o tucano Fernando Henrique Cardoso, assistiu à compra de votos a céu aberto para garantir a reeleição e nada lhe aconteceu.
Perto dos valores dos escândalos que pululam por aí, o mensalão não passa de gorjeta e mal daria para comprar um vagão superfaturado de metrô. Mas, como foi obra do PT, cadeia neles
Estadão - 18/11/2013
Dirceu diz que está preso ilegalmente e advogados cobram regime semiaberto
Viomundo (do Blog da IstoÉ)
"Sou preso político e estou muito doente" - por Paulo Moreira Leite
- “Estamos presos em regime fechado, sendo que fui condenado ao semiaberto. Isso é uma grande e grave arbitrariedade, mais uma na farsa surreal que é todo esse processo, no qual fui condenado sem qualquer prova, sem um indício sequer. Sou preso politico e estou muito doente. Se morrer aqui, o povo livre deste pais que ajudamos a construir saberá apontar os meus algozes!” (José Genoíno, 16/11/2013)
Os prisioneiros chegaram a Papuda sem uma carta de sentença, necessária para definir exatamente a situação de cada um. Já havia passado da meia noite quando foi possível acomodá-los nas celas disponíveis.
“A volúpia de fazer as prisões de qualquer maneira prejudicou os condenados até na burocracia,” afirma o advogado Hélio Madalena, um dos defensores de José Dirceu.
Na Papuda, a saúde de José Genoino é a preocupação principal dos prisioneiros da ação penal 470.
Mosaico Econômico - 18/112013
Família de Genoino vê sentimento de vingança do STF em ordem de prisão
Estado de saúde do petista inspira cuidados e, segundo familiares, ele não poderia estar em cela comum
Folha Online - 17/11/2013
Advogados apontam 'violações', 'ilegalidades' e 'desrespeito' nas prisões do mensalão
Os advogados de seis dos sete réus mineiros já presos pela Polícia Federal estão indignados com o modo como as prisões foram feitas e criticam o ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).
Eles reclamam por Barbosa ter enviado os condenados para Brasília e emitido os mandados de prisão sem as necessárias guias de recolhimento, com dados do processo, pena dos réus e regime inicial a ser cumprido. "São dados fundamentais", disse o advogado Marcelo Leonardo, que defende o empresário Marcos Valério e o ex-deputado Romeu Queiroz
CartaCapital
“O Supremo se antecipou”
O Supremo Tribunal Federal se antecipou ao determinar as prisões dos condenados do “mensalão”, na avaliação de Luiz Guilherme Arcaro Conci, professor da faculdade de Direito da PUC-SP. “Acredito que o STF deveria aguardar o julgamentos dos recursos definitivos para proceder uma ordem de execução [das penas],” diz o professor.
Na terça-feira 13, o tribunal definiu que todas as penas que não foram objeto de recursos devem ser cumpridas imediatamente. Isto vale mesmo para os réus que apresentaram embargos infringentes, recurso último que, segundo decisão anterior do STF, cabia para réus condenados com pelo menos quatro votos por sua absolvição
EXTRADIÇÃO
Estadão - 18/11/2013
Governo pedirá extradição de Pizzolato
JOAQUIM BARBOSA PODE SER CANDIDATO A PRESIDENTE EM 2014
Escrevinhador
Operação Barbosa: de olho em 2014 - por Rodrigo Vianna
Ficou evidente a manobra eleitoral embutida na decisão do STF, de antecipar a prisão dos condenados no “Mensalão” nesse 15 de novembro. A maior parte dos juristas concorda que o normal seria esperar o “trânsito em julgado”; ou seja, só depois dos embargos infringentes (que devem ser julgados no fim do primeiro semestre de 2014) é que as prisões deveriam ser executadas.
Pimenta Neves, assassino confesso, só foi para a prisão depois de todos os recursos esgotados. Para os líderes petistas, a regra não valeu.
OS 4Ps
Blog da Cidadania
Você viu? Esta é a mansão de Genoino
FOLHA PASSA VERSÃO DE QUE A IMPRENSA FOI HOSTILIZADA POR PETISTAS QUANDO DA CHEGADA DE GENOINO E DIRCEU À PF EM SP
Blog da Cidadania
Petistas enfrentam Globo e Band durante protesto contra prisão de Dirceu e Genoino
PROVOCAÇÕES DO PÂNICO DA BAND
TONICO FERREIRA, DA GLOBO, EMPRESA QUE APOIOU A DITADURA
PRÓS E CONTRA A ATUAÇÃO DO EX-MINISTRO DE JUSTIÇA MÁRCIO THOMAZ BASTOS
GGN
A ingenuidade petista e o fator Márcio Thomaz Bastos - por Motta Araujo
GGN
O fator Thomaz Bastos e os "engenheiros de obras prontas" - por Diogo Costa
VERDADEIRA HISTÓRIA DO MENSALÃO
Folha
Um nome guardado - por Janio de Freitas
Dirceu, Genoino e Delúbio estão levando para a prisão o segredo de um nome que não quiseram mencionar
No dia em que for contada a história verdadeira dos fatos cuja versão predominante prestou-se ao chamado julgamento do mensalão, entre outros possíveis personagens novos estará ao menos um que, por si só, muda a configuração e a essência da história conhecida.
Duas observações urgentes aqui. A primeira é de que não me refiro a Lula, como o personagem de relevância especial.
A quem tiver curiosidade e paciência, sugiro começar pela leitura dos interrogatórios da CPI dos Correios, onde se encontra, ligeira e não explorada, uma pista (a primeira, creio) do que veio a ser um segredo por amizade, ou por companheirismo, ou por ética pessoal, com os mesmos ônus nas três hipóteses
OUTRAS NOTÍCIAS DE SP
Diário da Região - 16/11/2013 - Domingo
MP apura enriquecimento de ex-subprefeito da Capital
O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito civil para investigar suposto enriquecimento ilícito do ex-subprefeito de São Mateus e ex-assessor do senador Aloysio Nunes, Clóvis Chaves. O promotor de Justiça do Patrimônio Público da Capital Sílvio Antonio Marques também investiga a construtora Constroeste no mesmo procedimento.
A investigação tem como ponto de partida denúncias apresentadas pelo empresário Alcides Barbosa ao promotor de Justiça de Rio Preto Sérgio Clementino. Clóvis foi acusado por Alcides de receber de presente uma viagem para a China no valor de R$ 26,1 mil, além de um relógio Rolex do diretor da construtora Wayne Faria, em 2009
RODOANEL INACABADO
Estadão
Obras atrasam e Trecho Leste do Rodoanel deve ser entregue inacabado
MORTE DO MENINO JOAQUIM
G1 / Fantástico
Laudo não indica causa da morte do menino Joaquim
Novos exames mais detalhados de sangue e vísceras foram pedidos.
Em conversa na web, padrasto sobre 'sofrimento pela última vez'
OUTRAS NOTÍCIAS DE ÂMBITO NACIONAL
JANGO E SEU CONTURBADO GOVERNO
BE
Mémoria revelada
O gaúcho João Goulart teve um curto mandato como presidente da República, com momentos dramáticos no início e no término
DIANTE DA IMOBILIDADE DO INCRA, MPF SAI EM DEFESA DOS QUILOMBOLAS, DE ACORDO COM REPORTAGEM DO ESTADÃO
Estadão
Procuradores desencadeiam ações em defesa de quilombos
Povoado disputa área com Marinha na Bahia
SENADOR PETISTA NA CONTRAMÃO DA HISTÓRIA, ATROPELA PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
GGN
Paulo Paim, do PT, o maior adversário da educação inclusiva
Senador Paulo Paim (PT-RS) é o autor do Estatuto da Pessoa Com Deficiência, em tramitação no Senado, que atropela todos os princípios da educação inclusiva, ao abolir a obrigatoriedade do ensino na rede regular. Na discussão da Meta 4 do PNE (Plano Nacional de Educação), é autor de emenda para que se abra mão da obrigatoriedade da educação inclusive no ensino público.
Se não houver uma ação firme por parte do governo Dilma, os interesses paroquiais de Paim, da Ministra-Chefe da Casa Civil Gleise Hoffmann e da Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário comprometerão um dos grandes feitos civilizatórios do proprio governo petista
NINGUÉM SE SALVA: NESTA ENTREVISTA À FOLHA, SOCIÓLOGO DIZ, ENTRE OUTRAS AFIRMAÇÕES, QUE LULA É "PELEGO"; MARINA, FREIRA "TROTSKISTA" E ALCKMIN, UM SER "ANÓDINO"
Folha
'Assustaram os donos do poder, e isso foi ótimo', diz o sociólogo Chico de Oliveira
Socialista inveterado, acadêmico prestigiado, parceiro rompido de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, o sociólogo Francisco de Oliveira completou 80 anos quinta-feira passada (dia 7) sem demonstrar qualquer sinal de afrouxamento da energia crítica.
Em entrevista realizada no seu apartamento no bairro da Lapa, em São Paulo, ele falou com entusiasmo dos protestos de junho ("a sociedade mostrou que é capaz ainda de se revoltar") e, sem rodeios, criticou as principais figuras do atual cenário político.
A presidente Dilma Rousseff é uma "personagem trágica" que deu uma "resposta idiota" às manifestações.
Lula "está fazendo um serviço sujo" ao atuar como apaziguador de tensões sociais.
Marina Silva é uma "freira trotiskista" adepta de um "ambientalismo démodé". O Bolsa Família, "uma declaração de fracasso". E por aí vai.
RESISTINDO AO ASSÉDIO INTERNACIONAL
Estadão - 18/11/2013
Por que a Kalunga resistiu ao assédio dos gringos
PROGRAMA ECONÔMICO DO PSDB
LD
Um tsunami social para o Brasil - por Evaristo Almeida
O aumento do desemprego é a principal proposta dos economistas tucanos, pois todas as medidas anunciadas na imprensa levariam a uma taxa de desempregado muito maior do que a atual
DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA
BRASIL DEVERIA SEGUIR EXEMPLOS DE INGLATERRA E ARGENTINA
OI
Os exemplos de Inglaterra e Argentina - por Lila Diniz
Em Londres, a rainha Elizabeth II assinou uma Carta Real que aprova a criação de um órgão independente de regulação da imprensa. O documento foi elaborado pelos líderes dos três principais partidos. O novo órgão poderá aplicar multas de até o equivalente a 3,7 milhões de reais, impor que jornais e revistas publiquem pedidos de desculpas e estabeleçam um código de conduta.
Na semana passada, o Grupo Clarín, maior conglomerado de mídia da Argentina, anunciou que vai dividir o grupo para se adequar à Ley de Medios. A decisão foi comunicada pouco depois de a Suprema Corte argentina ter declarado que a lei é constitucional. Promulgado em 2009 pelo governo Kirchner, o texto combate monopólio e estabelece que cada grupo poderá ter até 10 licenças de rádio e TV aberta e 24 de TV paga
RELIGIÃO
PASTOR ESTELIONATÁRIO
Diário da Região
Pastor de Catanduva que coleciona BMWs e tem mansão avaliada em R$ 1,5 milhão é investigado
por estelionato, enriquecimento ilícito e sonegação
INTERNACIONAL
ELEIÇÕES NO CHILE
O Globo
Bachelet enfrentará segundo turno no Chile
SANTIAGO – O favoritismo de Michelle Bachelet não foi suficiente para garantir um triunfo da ex-presidente socialista em uma nova eleição chilena. Com 92,17% dos votos apurados, Bachelet conta com 46,75% da preferência - a candidata precisaria de 50% para vencer na primeira rodada do pleito. Assim, a corrida eleitoral deve ser estendida até o dia 15 de dezembro, quando ela disputará a liderança do país com a ex-ministra Evelyn Matthei, que obtinha 25,04% dos votos. Na sacada de um hotel em Santiago, de onde acompanhou a apuração dos votos, Bachelet enfatizou sua ampla vantagem sobre os oponentes
MORTE DE DORIS LESSING
O Globo
Escritora Doris Lessing morre aos 94 anos
Ela foi uma das mais influentes escritoras do século 20.
Com mais de 50 romances, ela ganhou o Nobel de Literatura em 2007.
Nascida em 22 de outubro de 1919 em Kermanshah, na Pérsia - hoje Irã -, Doris Lessing escreveu uma rica obra que fez dela um ícone de marxistas, anticolonialistas, militantes anti-apartheid e feministas.
Grande parte de sua obra narrativa e poética está baseada em sua própria experiência na África e na Inglaterra, com personagens femininos sensíveis e perceptivos que se adentram em questões existenciais e exploram as contradições
DEPENDÊNCIA QUÍMICA
DR
Tyson e Kennedy, os drogados - por José Inácio Werneck
Hoje sabe-se que se Kennedy fosse, por um exemplo, um atleta que se apresentasse para uma competição, seria imediatamente barrado no exame anti-doping. A conselho de um médico meio pilantra que atendia pelo apelido de “Dr. Feelgood”, Kennedy era injetado diariamente com uma incrível mistura de drogas e medicamentos, que incluíam hormônios, esteróides, células de animais, vitaminas, enzimas, analgésicos e anfetaminas.
Além disso, vivia espremido em um colete para sustentar sua coluna. Tudo por causas de ferimentos sofridos na Segunda Guerra Mundial.
Curiosamente, nesta semana, nos Estados Unidos, o ex-boxeador Mike Tyson lança sua autobiografia em que confessa ter sempre lutado sob o efeito de drogas e faz uma observação que bem poderia se aplicar a Kennedy:
“A história das guerras é a história das drogas. Todo grande general e todo grande guerreiro era drogado”
ESPORTES
CORINTHIANS TEM UMA CHANCE EM 209.952 DE COMBINAÇÕES DE RESULTADOS PARA SE CLASSIFICAR PARA LIBERTADORES (3 elevado a 8 = 6.561 VEZES 2 elevado a 5 = 32)
IMPOSSÍVEL DE ACONTECER - SE ACONTECER, SERÁ UM VERDADEIRO MILAGRE
Em relação aos 3 jogos finais do Brasileirão
- Corinthians precisa ganhar os 3 jogos (chegaria aos 58 pontos)
- Botafogo, perder os 3 jogos (permaneceria com 57 pontos)
- Vitória, ganhar no máximo 3 pontos nos 3 jogos - empatar 3 jogos ou ganhar um e perder 2, por exemplo (chegaria no máximo aos 57 pontos)
- Atlético Paranaense precisa vencê-la
Em relação à Copa Sul-americana
- São Paulo ou Ponte, participante da final, não pode vencê-la
Classificação da 1ª divisão
MELHORES MOMENTOS DOS JOGOS DA RODADA E/OU DE OUTRO ESPORTE
G1 / SporTV
Escolha a partida de futebol ou outro esporte de sua preferência
FÓRMULA 1: NOVO RECORDE DE VETTEL
G1
Indomável como o touro no capacete, Vettel vence 8ª seguida e bate recorde
FUTEBOL USADO COMO INSTRUMENTO DE ALIENAÇÃO PELA DITADURA ARGENTINA
Estadão
Ditadura argentina montou ‘Operação Limpeza’ para dissimular horror de calabouços argentinos durante Copa do Mundo de 1978
BARRICHELLO EM NOVA FASE
Estadão - 18/11/2013
"Sempre achei que você é tão bom quanto a sua última corrida" - Entrevista com Rubinho Barrichello
SEMI-FINAL DA 3ª DIVISÃO
SporTV
Santa Cruz vence o Luverdense e está na final da Série C
FONTE DE RENDA DE TIMES DE FUTEBOL
BE
Sócio-torcedor é a segunda maior fonte de renda de time
Veja o ranking de clubes com mais sócios-torcedores
Nenhum comentário:
Postar um comentário