quarta-feira, 1 de julho de 2015

01/07/15 - Por que a redução da maioridade penal não é a solução para se combater a violência?

VIOLÊNCIA NO BRASIL - VOCÊ VIU ESTES DADOS?

APENAS 0,01% DE 21 MILHÕES DE JOVENS NO BRASIL - 2.100 -  PRATICARAM ATOS CONTRA A VIDA 
Youtube / Unicef
Vídeo: Por que a redução da maioridade penal não é a solução para a violência? #UNICEF

ENQUANTO ISSO, GOVERNO ALCKMIN (PSDB)  NÃO FAZ A LIÇÃO DE CASA CONTRA A VIOLÊNCIA EM SP E GARANTE A IMPUNIDADE DE CRIMINOSOS: COM BASE NA REGRINHA DE TRÊS, APENAS 0,2% DE CADA 1.000 BOs - OU SEJA, 2 BOs - SÃO CONCLUÍDOS EM INQUÉRITOS POLICIAIS

DE CADA 1.000 CRIMES DE ROUBOS E ASSALTOS, REGISTRADOS EM BOLETINS DE OCORRÊNCIA (BOs) NO ESTADO DE SÃO PAULO, APENAS 100 SÃO INVESTIGADOS; DE CARA, 9OO BOs VÃO PRA GAVETA OU NÃO SÃO INVESTIGADOS
Bol / Folha - 23/06/2014
Polícia Civil investiga somente 1 a cada 10 roubos em SP 
A Polícia Civil de São Paulo só abre inquéritos para investigar um em cada dez roubos registrados no Estado. De acordo com dados obtidos pela Folha de S.Paulo, entre 2004 e 2013 apenas 9,3% do total de boletins de ocorrência desse tipo de crime resultaram na abertura de investigação formal

DE CADA 100 INQUÉRITOS ABERTOS SOBRE ROUBOS PELA POLÍCIA CIVIL DE SP, APENAS 2% SÃO CONCLUÍDOS
G1 - 25/03/2014
Secretário diz que 2% dos casos de roubos são esclarecidos em SP
Cidade de São Paulo teve alta de 47,6% nessa modalidade de crime. 
Grella diz que problema é nacional e exige novas estratégias

SUBSTITUTIVO DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL É REJEITADO 
Carta Capital - 01/06/2015
Câmara rejeita redução da maioridade penal
A Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada desta quarta-feira 1º a proposta de redução da maioridade penal (PEC 171/93). O texto determinava que adolescentes pudessem ser punidos como adultos, a partir dos 16 anos, nos casos de crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio qualificado. A proposta precisava de ao menos 308 votos para ser aprovada, mas o resultado foi de 303 votos a favor e 184 contrários.
O texto rejeitado, no entanto, é um substitutivo aprovado em uma Comissão Especial criada para analisar o tema. Com isso, falta colocar em votação a proposta original, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para todos os crimes.
O substitutivo rejeitado nesta terça-feira nasceu de uma articulação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), com a chamada Bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia), que defende diversas pautas conservadoras, entre elas a redução da maioridade.
O substitutivo veio a partir do relatório de Laerte Bessa (PR-DF) e teria, na avaliação de Cunha e seus aliados, mais chances de ser aprovado do que o projeto original, apresentado em 1993. Isso porque o original poderia ser considerado muito radical para alguns parlamentares e pela sociedade.
Cunha promete por o projeto original em votação já nesta quarta-feira mas, em tese, sua aprovação é mais difícil, justamente por ele ser mais extremo do que o substitutivo vetado em plenário

COMO VOTOU CADA DEPUTADO FEDERAL
Carta Capital
Maioridade penal: saiba como votou cada deputado

CONTRADIÇÃO DE DEPUTADO FEDERAL DO PT
Viomundo
Na eleição, deputado do PT mineiro pediu voto de eleitores de 16 a 18 anos. Na PEC 171, votou contra eles, apoiando criminalização da juventude

INCONFORMADO COM A DERROTA, CUNHA E SEUS PARCEIROS QUEREM COLOCAR EM VOTAÇÃO NESTA QUARTA PROJETO ORIGINAL
Câmara Federal
Novo texto para redução da maioridade penal deve ir a voto hoje; PT, PCdoB e Psol protestam
Líderes partidários da Câmara dos Deputados confirmaram há pouco a intenção de que seja votada nesta quarta-feira uma emenda aglutinativa à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 para permitir a redução, de 18 para 16 anos, da maioridade penal para crimes considerados graves.
A diferença entre o texto derrotado nesta madrugada e o novo a ser votado hoje é que o tráfico de drogas e o roubo qualificado seriam excluídos do rol de crimes que levaria o jovem com menos de 18 anos de idade a responder como um adulto. Assim, haverá mais chance de consenso, avaliam deputados favoráveis à redução que costuram o acordo.
PT, PCdoB e Psol, no entanto, protestaram. A líder do PCdoB, deputada Jandira Feghali (RJ), disse que não há espaço regimental para uma nova votação nesses termos, pois a emenda aglutinativa inclui incisos que foram rejeitados ontem e as duas emendas destacadas que não foram prejudicadas não dão embasamento para essa nova proposta

MONOPÓLIO E OLIGOPÓLIO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, NO QUAL A REDE GLOBO É REPRESENTANTE-MOR: VOCÊ É CONTRA, A FAVOR OU FICA NA COLUNA DO MEIO EM RELAÇÃO À LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA

JABOR, DA ÁGUA PARA O VINHO EM 48 HORAS, É DESTAQUE NA MÍDIA INTERNACIONAL
Youtube
Veja um exemplo de como a rede globo é levada a sério na mídia internacional

OBAMA REBATE EM COLETIVA JORNALISMO VIRA-LATA DA GLOBO
Viomundo
Na Casa Branca, repórter da Globo explicita como os patrões dela enxergam o Brasil, mas é rechaçada por Obama; veja o trecho
Jornalista da Globo News pergunta pra Dilma como ela reage sabendo que os EUA acham que o Brasil é uma força regional, não global. Obama pega o microfone: eu discordo, Brasil é um player global, o mundo precisa dele e o Brasil está na frente de todas as discussões

DEPUTADO PEDE DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA JÁ
Folha
Democratizar a mídia, não controlá-la - por José Américo Dias, deputado estadual (PT-SP)
É para assegurar o exercício dos princípios  de liberdade plena de expressão e de imprensa que o partido defende o estabelecimento de um novo marco regulatório para os meios de comunicação eletrônicos. 
Por se tratarem de concessões públicas, e por terem uma poderosa estrutura técnica financiada com dinheiro público, a sociedade tem legitimidade para definir os parâmetros legais do seu funcionamento.
Isso está previsto na Constituição Federal, no capítulo dedicado à comunicação social, cujos artigos 220 a 224 fixam os princípios para regulamentação do setor. Nesse conjunto de artigos está absolutamente claro que o objetivo é regulamentar para garantir a liberdade de expressão, proibindo um de seus maiores inimigos: o monopólio ou oligopólio de redes de rádio ou TV.
Entre as TVs, uma delas [leia-se, Rede Globo] exerce um poder monopolista sem precedentes em termos mundiais. E isso contrariando frontalmente a legislação atual, isto é, o decreto 236, de fevereiro de 1967 –a Lei de Meios do Brasil– que, apesar de antigo, se preocupou em impedir a concentração excessiva da propriedade

SELETIVIDADE NAS APURAÇÕES DA LAVA JATO

VIVEMOS NUM PAÍS ONDE A SELETIVIDADE NÃO É UM ACASO, MAS UM MÉTODO, AFIRMA JORNALISTA
Blog do PML
Falta de curiosidade pela ligação entre empresários e o PSDB é escandalosa e revela falha essencial de apuração - por Paulo Moreira Leite
Sempre que a seletividade das investigações da Lava Jato se torna um fato evidente como a silhueta do Pão de Açúcar na paisagem do Rio de Janeiro, aliados do juiz Sérgio Moro sacam um argumento conhecido: “um crime deve ser tolerado só porque outros o praticam?”
Inteligente na aparência, esse argumento tenta esconder uma verdade mais dura, inaceitável. Vivemos num país onde a seletividade não é um acaso — mas um método.
Essa visão benigna do problema ressurgiu agora, quando a delação premiada de Ricardo Pessoa, mesmo voltada para produzir provas e acusações contra o governo Dilma, Lula e o Partido dos Trabalhadores, não pode deixar de jogar luzes sobre a campanha do PSDB e outros partidos de oposição.
O recursos estão lá, demonstrando que Aécio Neves recebeu mais dinheiro do que Dilma. Que Aloysio Nunes Ferreira levou uma parte em cheque, a outra em dinheiro vivo. Julio Delgado, o relator da cassação de dois parlamentares — José Dirceu e André Vargas — foi acusado de embolsar R$ 150 000 reais de uma remessa maior enviada a Gim Argello para enterrar uma das diversas CPIs sobre a Petrobras.
Será a mesma que permitiu ao senador Sergio Guerra, então presidente do PSDB, levar R$ 10 milhões, uma quantia 66 vezes maior que a de Julio Delgado, para fazer a mesma coisa? Ou essa era outra CPI?

JUIZ SÉRGIO MORO: "PRENDO E ARREBENTO" DA DITADURA
Viomundo
Izaías Almada: Fora Sérgio Moro, o juiz midiático
O festival do circo de horrores da oposição brasileira via mídia safada e antinacional, continua a sua programação e para isso vale qualquer coisa, desde discussão sobre cura gay no Congresso, a palhaçada do ‘habeas corpus’ do ex-presidente Lula, as ameaças de grupos fascistas aqui e ali, os inimagináveis discursos oposicionistas em que o sofrível uso da língua pátria não consegue esconder o vazio das idéias.
Essa operação Lava a Jato da PF, por exemplo, já encheu o saco. Vamos falar o português claro. Montada com objetivos políticos, pois um de seus “delatores”, o tal de Youssef, já ajudou o juizão Moro a melar outras investigações e inquéritos. E, a rigor invalida, segundo alguns juristas, o atual show de “moralização do Brasil”.
Você vê as manchetes dos jornais e lá está, Lava a Jato. Revistas de final de semana, Lava a Jato. Telejornais, Lava a Jato, Blogues (sujos e limpos, adjetivos com sinais trocados), Lava a Jato. Comentaristas de rádio, Lava a Jato. 
A troco do quê? O Brasil tem o direito de saber. A evidência é apenas uma: aniquilar o Partido dos Trabalhadores, enfraquecer o governo Dilma e tirar Lula do caminho em 2018.
O mês de julho começa com nuvens sombrias, sobretudo sobre a ágora ateniense, mas a natureza tem suas próprias regras, mesmo quando o homem tenta modificá-las pela força. Nuvens sombrias se dissipam e dão lugar ao bom tempo. Às vezes, como as chuvas, são necessárias para fertilizar e solo de onde brotam, novos frutos, novas ideias. O fascismo é uma excrescência histórica.

FRAUDES MILIONÁRIAS NA SECRETARIA DA FAZENDA DO PARANÁ 

PRIMO DO GOVERNADOR BETO RICHA (PSDB) É FIGURA CENTRAL DO ESQUEMA CRIMINOSO: PROPINA PARA ABATER OU DÍVIDAS DE ICMS DE EMPRESAS
Jornal do Oeste / Folhapress
Procuradoria denuncia primo de Richa e mais 124 por máfia da Receita do PR
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Ministério Público do Paraná denunciou, na segunda-feira (29), 125 pessoas por envolvimento na máfia da Receita Estadual do Paraná, esquema milionário que cobrava propina de empresários para abater ou anular dívidas. A denúncia é resultado da segunda fase da Operação Publicano, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), em Londrina. Entre os denunciados há 57 auditores fiscais, 59
empresários e advogados e nove contadores. Alguns já haviam sido denunciados na primeira fase da operação, que apontou 62 suspeitos. Segundo o Gaeco, os suspeitos atuavam com distribuição de tarefas e de maneira hierarquizada para facilitar a sonegação fiscal mediante propina. 
Nesta nova denúncia, o Gaeco apontou ao menos 124 fatos criminosos. Alguns dos suspeitos estão presos. Primo do governador Beto Richa (PSDB), o empresário Luiz Abi Antoun, 59, é o primeiro da lista dos denunciados pelos promotores. Ele é apontado como a figura central do esquema criminoso

NOTÍCIAS DE SÃO PAULO

CARLÃO PIGNATARI, DEPUTADO ESTADUAL (PSDB-SP), TEM BENS BLOQUEADOS POR DETERMINAÇÃO DO TJ
Diário da Região de Rio Preto - 30/06/2015
Justiça bloqueia bens de deputado e prefeito
O Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo determinou o bloqueio de bens do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB) e do prefeito de Votuporanga, Júnior Marão (PSDB), no valor de até R$ 2,9 milhões.
Os dois são acusados pelo Ministério Público (MP) de doar, sem licitação, imóveis do município para empresas privadas.
A ação de Carlão é relativa ao tempo em que ele foi prefeito na cidade

PREÇOS ESTRATOSFÉRICOS DOS PEDÁGIOS NO ESTADO DE SP MOSTRAM ASSALTO AO BOLSO DOS CONTRIBUINTES PAULISTAS
[Com a alegação, que se repete a cada ano, de que atuam  “no limite do prejuízo”, as operadoras são sempre atendidas pelos governos do PSDB em SP, incluindo o atual de Geraldo Alckmin, com aumentos significativos nas tarifas de pedágio,  penalizando milhares de usuários das rodovias pedagiadas no Estado]

IDA E VOLTA DE RIO PRETO (SP) OU DE  ARAÇATUBA (SP) À CAPITAL CUSTARÁ R$ 155,40 
Folha da Região de Araçatuba - 30/06/2015
Viagem de ida e volta entre Araçatuba e SP custará R$ 155,40

G1 - TV TEM
Com aumento de pedágios, viagem de Rio Preto a SP custará mais R$7,20 e sairá por R$ 155,40
Ao todo, são nove praças de pedágio entre São José do Rio Preto (SP) e São Paulo pela Washington Luíz. Com os novos valores, o motorista vai gastar R$ 155,40. Um desembolso R$7,20 a mais do que paga hoje

PEDÁGIO DA ANCHIETA / IMIGRANTES, REAJUSTADO PARA R$ 22,90, É MAIS CARO DO QUE A TARIFA DE ÔNIBUS SÃO PAULO-SANTOS NO VALOR DE R$ 21,91
A Tribuna
Pedágio no Sistema Anchieta-Imigrantes sobe para R$ 23,00
Nova tarifa entrou em vigor nesta quarta-feira e vale para carros de passeio, ônibus e caminhões

Guichê Virtual
R$ 21,91 - Valor da passagem de ônibus de São Paulo / Jabaquara para Santos / Ponta da Praia nesta terça-feira

INTERNACIONAL

POR TRÁS DA CRISE NA GRÉCIA, QUEM SAI GANHANDO?
Carta Maior
O ataque da Europa à democracia grega - por Joseph Stiglitz
Devemos ser claros: quase todo dinheiro emprestado à Grécia não foi verdadeiramente para lá. Foi canalizado para pagar bancos alemães e franceses.
Em janeiro, os cidadãos da Grécia votaram por um governo comprometido em acabar com a austeridade. Se o governo estivesse simplesmente a cumprir as suas promessas eleitorais, já teria rejeitado a proposta. Mas queria dar aos gregos uma hipótese para refletirem sobre esta questão, tão determinante para o bem-estar futuro do seu país.
Esta preocupação com a legitimidade popular é incompatível com a política da zona euro, que nunca foi um projeto muito democrático. A maioria dos seus governos não procurou aprovação do seu povo quando entregou a soberania monetária ao BCE. Quando a Suécia o fez, os suecos disseram não. Entenderam que o desemprego subiria se a política monetária do país fosse estabelecia por um banco central que incidisse única e exclusivamente sobre a inflação (e também que houvesse uma atenção insuficiente para com a estabilidade financeira). A economia sofreria, porque o modelo subjacente à zona euro se baseou em relações de poder desfavoráveis aos trabalhadores

ESPORTES

MELHORES MOMENTOS
G1
Argentina 6 x 1 Paraguai

[Brasil pode ter se livrado de outro vexame histórico, quase enfrentasse a Argentina nas semifinais]
Blog do Juca Kfouri
Do que a Seleção Brasileira se livrou

ROBINHO DEIXA O SANTOS
ESPN
Sem surpresa, santistas entendem saída de Robinho: 'Pensou na família"

ARENA CORINTHIANS NÃO FOI CONCLUÍDA
ESPN
Corinthians e Odebrecht vão assinar mais um contrato: obras vão até agosto

DIVÃ ALVINEGRO
ESPN-FC
Vídeo e texto: Citadini opina sobre temas polêmicos no Corinthians

Nenhum comentário:

Postar um comentário